SOBRE NÓS/

Estamos localizados no Lubango, e no mundo inteiro pela Igreja Online. Não importa onde você estiver, se junte a nós.
Esta Igreja é liderada pelos Reverendos José Evaristo Abias e Nelito Fernando Mumbondeiro.

Historial

Tudo começou em 1944, quando o Pastor Missionário Eduardo Alves de Oliveira, português, radica-se para o Lubango. O seu primeiro trabalho teve início em Janeiro de 1944, numa casa que existe junto aos "Cortumes da Lage", mudando-se mais tarde para o bairro Fanciscão, onde em sua pópria residênciae na sua prórpia sala se realizaram os primeiros cultos, sendo três por domingo.

1945 - conseguindo o terreno, deu-se início às obras de construção, sendo nessa altura mestre-de-obras, o nosso saudoso irmão Eduardo Salustiano. Juntaram-se a ele, os irmãos Mário Sapassa, também já com o Senhor, Estévão Javela, e Romualdo Morais, que era o carregador de pedras.

1946 - 1958 - dá-se início ao desenvolvimento do trabalho da Igreja, incluindo nesta altura a abertura de outras áreas (Pontos de Pregação, Abertura de um Internato, Abertura de uma Escola Primária. Após a morte do Pastor Eduardo Alves de Oliveira aos 28 de Dezemnbro de 1959, foi substituído pelo Missionário de origem Canadiana Donald Leslie Lutes, como pastor da Igreja. Passaram sucessivamente pela Igreja, outros servos do Senhor (Emilie Pearson, Chadborn, José Duarte, Wilhelm Brandle).

1965 - um novo ponto de pregação é aberto: Handas (área Nhaneka na zona da Cacula), trabalho que prosseguiu até finais dos anos 70. É aprovado neste ano em Assembleia Regular da Igreja, o 1º Regulamento Interno da Igreja, ainda vigorando hoje, com algumas alterações. Neste Regulamento vem adoptado o nome "Igreja Evangélica de Sá da Bandeira" (hoje, Lubango). Nesta década, dá-se início à dinamização do trabalho da Juventude dentro da Igreja, o qual vem ganhando corpo de ano para ano. Contrói-se o primeiro palco para representações teatrais.

1972 - 1974 - o Missionário Wilhem Brandle (na altura, o pastor da Igreja), dá início a um trabalho de incentivo à transição do trabalho das mãos inteiramente dos missionários para os dirigentes locais, com vista a autonomização da Igreja. Abre nesta altura o que designou de Seminário teológico, onde estavam estudando dentre outros, dois jovens da igreja, dentre eles, António Vapor que viria a ser empossado em 1974 (?) como pastor adjunto da Igreja. Logo após o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos políticos precipitaram-se am Angola, e com a falta de um processo de transiçãoconsistente, todo o processo descarrilou para uma guerra sem quartel que, pela sua violência, muitos cidadãos de outras nacionalidades e também muitos angolanos fugiram precipitadamente para outros pontos do País, alguns, a para o estrangeiro. Era o êxodo e, com ele, muitos líderes da Igreja também partiram deixando atrás de si a incerteza e um sentimento humano de abandono.

1975 - 1976 - o Missionário Brandle que estava a pastorear a Igreja também se retira, deixando no seu lugar António Vapor, que já vinha exercendo as funções de co-pastor, garantindo desta forma a liderança da Igreja, que começa a partir daí uma nova era de trabalhos, nomeadamente reorganizar a igreja na tentativa de manter os níveis de organização interna anterior, e, desenvolvimento do carácter cristão e vida espiritual dos membros da igreja. Nesse ano, chega ao Lubango, em agosto, Faustino Bacia Sikila, ainda jovem, o qual teve como primeira função na Igreja de professor da EBD, cargo que haveria de deixar mais tarde, passando de Tesoureiro e Diácono.

1977 - A expansão da obra decorre a um ritmo superior às capacidades da igreja. Surgiu então a necessidade de se criar outros pontos de adoração na periferia da cidade, descentralizando-se dessa forma a acção evangelística. Com o pastor António Vapor dá-se início à implementação de Igrejas Filiais nos vários bairros da cidade, a saber: Mapunda, Mitcha, Sofrio, Rio Capitão, Nambambe. A sua implantação, foi sempre dificultada dado o momento político que se atravessava, onde a acção conta o trbalho da igreja em Angola na evangelização da população era travada pela acção política. Porém, pela graça de Deus, o trabalho cresceu e as igrejas foram implantadas.

1978 - A 30 de Dezembro deste ano, é constituído o Corpo Directivo da Igreja Evangélica do Lubango, como forma de fazer cobertura à saída do Pastor António Vapor e família a Portugal para um período de formação. Este Corpo Directivo era formado por três membros, a saber: José Evaristo Abias (Secretário da Igreja), Álvaro Martins Faria (Diácono), Pastor António Galangue. Este grupo recebia a assessoria do missionário Darrell Hockersmith.

1979 - Logo a seguir ao seu enlace matrimonial com a Dr. Julieta Prata, o Pr.António Vapor desloca-se a Lisboa - Portugal para a formação, tendo em vista fazer face ao crescimento da obra, e a necessidade de maior capacitação para o trabalho do Senhor.

A IEL era a única com meios humanos e materiais capazes de ajudar o desenvolvimento da obra. Desta forma, apoiou a dinamização don trabalho das Igrejas do Corredor Namibe/Jamba/Kuvango com visits e apoio material e financeiro.

1980 - Atendendo }a necessidade de trabalho que vinha crescendo dentro da Igreja, ]e enviado }a Portugal para formação, o irmão Álvaro Martins Faria, que na altura estava trabalhando já para a Igreja, a tempo integral, o qual manifestou essa intenção.

1981 - Abre o primeiro Seminário Teológico da AEA no Lubango (STEL), funcionando nas instalações desta igreja, sendo um dos primeiros alunos, o casal Abias.

1986 - É consagrado a pastor, o irmão José Evaristo Abias juntamente com o saudoso irmão Jaime Manjinela, que em muito vem ajudar a igreja nas ordenanças da igreja, em particular.

1991 - Realiza-se a primeira grande Campanha de Evangelização da igreja, denominada "LUBANGO PARA CRISTO", usando-se como lugar para os cultos o cine arco-iris e, desde então, pelo grande número de convenções e consequentemente aumento do número de crentes, a igreja não pode voltar as instalações que em sí mesmas já eram pequenas.

1992 - Em Outubro, dá-se o início as obras de construção/ampliação do templo, depois de ultrapassados as questões burocráticas. Neste mesmo ano, depois da sua formação no STEL, é consagrado à pastor da igreja, o irmão Faustino Bacia Sikila que, com a sua esposa, irmã Sabina Wandi se dedicam desta forma totalmente e o Ministério do Senhor. A cerimônia de consagração foi presidida pelo saudoso Pastor Silva Kapamba Katoquessa, na altura presidente da UIEA

1994 - A 2 de Janeiro é feita a dedicação do templo, iniciando-se os cultos nas suas instalações, mesmo sem estarem completamente concluídas, depois de se realizar os cultos de adoração no salão de cimema arco-iris, durante cerca de 3 anos. A 22 de Maio, inaugura-se o templo, na sua fase ampliada.

A 29 de Maio, comemora-se o Jubileu desta Igreja, com o tema 50 anos de Evangelização no Lubango. Este acto contou com a presença, como pregador e convidado especial, o Irmão William Brandlle, e que fora um dos pastores desta igreja enquanto missionário da AEF em Angola.

A IEL decide retomar o seu trabalho de acção na área social. Fruto de uma doação e contribuição da igreja local, dá-se início a construção do colégio, o qual foi inaugurado em 10 de Julho de 2001, contado com a participação de várias entidades civís e eclesiásticas. Presidiu ao ato, o Dr. Robert Foster. Neste momento, o colégio já alberga até ao nível médio. A IEL continua a sua acção evangelizadora em vários pontos da província com a abertura de novos pontos de pregação.

Na acção de formação, esta igreja congratula-se pelo apoio que tem dado na formação de obreiros para a ceara, tanto apoiando alunos no IBM, como no envio e apoio a estudantes no ISTEL. Congratula-se por outro lado, porque muitos membros dessa igreja tem sido empregues com funções distintas em algumas instituições ao nível da denominação e não só. Podemo-mos regozijar e gritar com solenidade de que merece, que... "até aqui o Senhor nos Ajudou". I Samuel. 7:12

"Portanto, ide, ensinai a todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo."